quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Nutrição de Atleta

Alimentos

O esportista deve ter um cardápio com calorias suficientes para atender a demanda da carga diária de treinamento. A alimentação deve ser equilibrada em termos de macro (carboidratos, proteínas, gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais). "A ingestão de líquidos também é fator importante para se manter sempre hidratado, mesmo quando não tiver praticando esportes", comenta a especialista.

Alguns esportes exigem mais dos atletas, como o triatlon, pois engloba três modalidades diferentes (corrida, natação e bicicleta), mas as dicas de alimentação e ingestão elevada de líquidos são úteis para todas as práticas esportivas.

Os cuidados com a saúde devem ser reforçados em dias de treino e provas. Cerca de quatro horas antes da atividade, o atleta deve fazer uma refeição, de preferência com massa (carboidrato). Caso o tempo seja reduzido e falte cerca de uma hora para o início da prática, um lanche também com carboidrato, mas com baixo índice glicêmico deve substituir a refeição. Nesse momento é prudente evitar alimentos gordurosos, pois retardam o tempo de esvaziamento gástrico, e outros que não façam parte dos hábitos alimentares do esportista, para evitar rejeições do próprio organismo.

Já durante as provas, a nutricionista indica ingerir apenas água ou bebidas esportivas que ajudam na manutenção da hidratação. "A indicação é que o atleta beba esses líquidos antes de sentir sede e que seja de forma programada e fracionada ao longo de todo o exercício"

Nenhum comentário:

Postar um comentário